Com certeza se você já frequentou alguma academia já viu alguém após o treino preparando uma mistura de um pó com água, isso muito provavelmente era Whey Protein.
O que é e para que serve a Whey Protein?
Whey Protein é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.
As principais vantagens de ingerir Whey Protein ao invés de outras fontes de proteínas são:
Maior valor biológico (VB 100), para se ter uma ideia, o valor biológico do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos de 88 á 100 e laticínios como o leite e queijo chegam a 80 .
Outro fator importante da Whey Protein, é a alta concentração de Glutamina e BCAA, e com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.
Tipos de Whey Protein
Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda. Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:
-
Whey Protein Concentrada
Uma opção mais em conta financeiramente falando, já que o custo para elaboração dessa Whey é mais barato, pois ela passa apenas pelo processo leve de filtragem, citados anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração. Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras. Ainda sim essas Whey Protein contém grande quantidades de BCCAs, glutaminas além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.
-
Whey Protein Isolada
Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.
-
Whey Protein Hidrolisada
Além de passar por uma filtragem minucioso, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse tipo de Whey Protein pelo organismo. Esse tipo é o melhor para se tomar logo após o treino, largou o peso e já toma a Whey 🙂
Efeitos e Benefícios da Whey Protein
Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular).
A Whey também possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining.
Outro fator que é essencial na Whey Protein, é sua rápida absorção, e acho isso de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino, abrimos o que é chamada de “janela de oportunidades” onde o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteína, aminoácidos… Garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, já aumenta a síntese proteica, e imagine depois de um treino intenso.
Como tomar Whey Protein?
Os melhores momentos para tomar a Whey Protein são:
Assim que acordar. Anoite antes de dormir eu ja deixou a coqueteleira com o pó da Whey Protein, assim logo que acordo só coloco água, sacudo um pouco e mando para dentro.
Passamos muito tempo dormindo, por isso é muito importante o consumo de proteína assim que acordar.
Depois do treino. Quando treinamos musculação corretamente (note que não falei malhar muito menos ir para academia conversar) nossos músculos sofrem pequenas lesões, por isso precisamos ingerir proteínas de rápida absorção, para maximizar a reconstrução muscular.
Para hipertrofia, sempre acho o mais indicado, tomar a Whey no pós-treino junto com a dextrose, já que o carboidrato ajuda no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatina, BCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desse carboidrato.
Então seja simples na hora de preparar o seu shake, misture dentro dele com 200 ml de água, 30 a 40 gr de Whey Protein com maltodextrina/dextrose. Caso esteja tomando Creatina, misture nesse shake citado no pós treino.
Pode misturar maltodextrina/dextrose sem medo, isso não vai fazer você engordar, comer pizza é que engorda.
Whey Protein engorda ou emagrece?
E pra quem acha que a Whey Protein é usada apenas para dietas de ganhos musculares, engana-se, porque ela é indicada também para quem quer emagrecer, sem perder massa magra. Pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápida do que outras proteínas. Mas se não tiver controle, a Whey pode engordar, como tudo em excesso faz mal com a Whey não é diferente, se você ficar o dia todo no sofá assistindo televisão e tomando Whey vai chegar no fim do mês bem redondo.
Minha conclusão sobre a Whey Protein
Eu já Treinei por alguns anos sem tomar nenhum tipo de suplemento, treinei por muitos anos tomando suplemento, e por mais alguns anos tomando suplementos e ciclando e posso afirmar com certeza, para mim é impossível um ganho de massa significativo sem tomar a quantidade certa de suplementos.
Esse fato é sobre o meu corpo, podem existir pessoas com muita sorte que conseguem treinar e não tomar nada, ainda assim conseguem um “shape” de Mr. Universo, infelizmente esse não é o meu caso. Para eu ter um bom resultado tive que investir muito dinheiro.
Mais uma vez vale lembrar que é sempre bom consultar um nutricionista/médico antes de qualquer aventura. Este artigo foi escrito para facilitar o seu entendimento sobre a Whey Protein.