Tudo que você precisa saber sobre Creatina

Creatina

O que é creatina?

É uma substância composta por 3 aminoácidos: Arginina, Glicina e Metionina, originalmente sintetizada no fígado e no pâncreas, a creatina pode ser encontrada em pequenas proporções nas carnes vermelhas e nos peixes. Aliás, uma quantidade bem pequena por sinal, já que seria necessário o consumo de 1kg de carne para obter a dose diária recomenda, que é 5g, por isso eu decidi consumir esse suplemento.

Clique aqui para aproveitar a Creatina 100% PURA com um SUPER DESCONTO

Como funciona a creatina?

Quando seus músculos se contraem, a energia gerada inicialmente para este movimento é um composto chamado ATP. O ATP fornece sua energia liberando uma de suas moléculas de fosfato. Ele então se torna um composto diferente chamado ADP. Infelizmente, só existe ATP suficiente para fornecer energia por aproximadamente 10 segundos, então para a contração muscular continuar, mais ATP deve ser produzido.

O fosfato de creatina ajuda dando sua molécula de fosfato para o ADP, recriando o ATP. Este ATP pode então ser queimado novamente como combustível para mais contração muscular.

Esta maior síntese de ATP também evita que seu corpo use outro sistema de energia chamado glicólise, o qual tem o ácido lático como subproduto. Este ácido lático cria a sensação de “queimação” que você sente durante exercício intenso.

Se a quantidade de ácido se torna grande demais o movimento do músculo para. Mas se você continua usando ATP devido à toda creatina que você tem, você pode minimizar a quantia de ácido lático produzido e se exercitar mais tempo e mais intensamente.

Para que serve a creatina?

Com base no que foi explicado acima, a creatina fornece mais energia, podendo ter treinos mais intensos, com maior volume e com uma recuperação entre as séries e os treinos bem mais rápida do que sem suplementar. Com isso tudo, o resultando final é o aumento de força e ganho de massa muscular. Certamente dos atuais suplementos do mercado mundial, a creatina ainda é o suplemento que apresenta os melhores resultados tanto esteticamente como em relação ao desempenho do atleta.

A saturação é necessária, como devo tomar?

É comum as pessoas se perguntarem se devem fazer ou não a saturação.

Para quem desconhece como funciona a saturação, ela consiste em tomar 5g (1 colher de sobremesa) de creatina 4 vezes ao dia (20g total) durante 5 dias, depois mantém a fase de manutenção tomando 5g por dia até acabar o pote.

Quando comecei a usar Creatina segui o que mandava o manual, comecei saturando e depois fiquei só na manutenção. Depois de uns 2 potes e seus intervalos sugeridos decidi que o melhor para mim era não saturar e diminuir o intervalo, dessa forma consegui melhores resultados, para mim, ficar 2 meses sem tomar é muito tempo.

Preciso tomar creatina todos os dias?

A resposta é SIM, é preciso tomar todos os dias, até quando não se treina. Tem pessoas que apenas diminuem de 5g para 3g no sábado e no domingo, quando não treinam, pode ser uma opção, mas normalmente se toma 5g do inicio ao fim, para durar o pote por 2 meses certinho, já que consome 300g, depois é dado um intervalo de 2 meses sem tomar, e retorna o uso novamente.

Qual o melhor horário para tomar creatina?

A creatina não tem efeito imediato, ela é de efeito acumulativo, então a dose que você tomar hoje, não vai influenciar em nada no treino do mesmo dia.

Sabendo disso, na minha opinião, o melhor horário para tomar creatina é no pós-treino, aproveito que já vou tomar proteína e dextrose e já jogo creatina junto, assim nunca esqueço.

O que aprendi é que ingerir carboidratos junto com a creatina, melhora e muito a absorção da substância, já que a liberação de insulina tem um papel importante no transporte da Creatina até as células musculares. Então o mais recomendado é tomar a creatina no pós-treino junto com a maltodextrina (ou Dextrose) e Whey Protein, como já mencionei no artigo sobre Whey Protein.

Clique aqui e aproveite a promoção da creatina 100% PURA

 A Creatina engorda ou emagrece?

Para encurtar a história a resposta é NÃO.

Esse mito se deve ao fato que o uso de Creatina retém líquido.  Isso acontece através da osmose, para estabilizar os teores de água dentro da célula muscular, expandindo-a. aí a impressão da pessoa achar que engordou ou que a creatina está atrapalhando no processo de emagrecimento quando se está em busca desse objetivo.

É esse o processo que dá o resultado rápido da creatina: um aumento muscular visível em pouco tempo. O grande problema é que se o atleta deixar de tomar a creatina, os músculos diminuirão de tamanho, mas isso devido à perda de água, não perdendo o ganho muscular dos treinos. Devido a isso, quando se suplementa com creatina, é importantíssimo que o consumo de líquido seja aumentado, afinal o corpo irá guardar mais líquido, podendo faltar para outras áreas.

Sei que muita gente tem medo de reter líquido, mas pode ficar tranquilo, esse líquido que a Creatina faz reter é dentro da célula muscular.

Posso consumir Creatina apenas com alimentos?

Sim, claro, mas se a sua intenção é aumento de massa muscular não terá o mesmo resultado se comparado a outra pessoa que suplementa com Creatina.

Isso se deve ao fato de que os alimentos possuem uma quantidade muito baixa de creatina, como já foi dito acima, para você conseguir  4 gramas de Creatina terá que comer em média 1 kilo de carne, e se o consumo de carne for muito grande, provavelmente outras substâncias, que também são encontradas na carne, entrariam no nosso organismo, como a gordura por exemplo. Dessa forma, o consumo de creatina, para fins de ganho muscular, é mais bem feito quando se usa o nutriente em sua forma sintética.

Efeitos colaterais

Nunca soube de ninguém que tenha tomado Creatina e teve algum problema. Comigo sempre foi tudo bem, a única coisas que eu fazia quando tomava Creatina era aumentar o meu consumo de água.

Minha conclusão

Na minha opinião treinar e não suplementar com Creatina é retardar a evolução em vários anos.

Costumo dizer que Creatia e Whey Protein são importantes para quem quer fazer musculação e ter ganho de massa.

Você pode encontrar esse suplemento a venda em qualquer loja do ramo, se preferir pode consultar um médico ou nutricionista para saber um opinião profissional.