Treinar três vezes por semana é suficiente para gerar hipertrofia?

Treino de hipertrofia

Hoje em dia é muito difícil para algumas pessoas disporem de tempo para treinar todos os dias.

É comum praticantes de musculação abandonarem a academia alegando falta de tempo, seja por falta de planejamento, trabalho ou estudos.

Alguns fortes guerreiros acabam diminuindo a frequência do treino a apenas 3 ou 2 dias por semana para não
deixar de fazer alguma atividade física.

Ajustando o treino para três dias na semana.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que treinando menos teremos um ganho de massa menor, mas ainda assim existirá um ganho.

Mas não desanime, é melhor treinar três vezes por semana do que abandonar a academia e jogar no lixo todo o tempo que já foi dedicado a isso.

Mesmo que você pare de ganhar massa muscular essa nova rotina permitirá que você não perca o que já conquistou, e quanto conseguir mais tempo é só voltar do ponto onde parou.

É preciso planejar para não se perder.

Já que você terá apenas três dias por semana para treinar é muito importante que planeja toda a sua rotina e não deixe de lado esses três dias de treino. Lembre-se, agora você só treinará três dias, se não for organizado e não conseguir treinar um dia as consequências serão grandes, ou melhor, pequenas, com certeza sua massa muscular começará a diminuir.

A escolha dos exercícios.

Escolher corretamente os exercícios que irá fazer é de grande importância. Não dá para chegar na academia sem saber o que irá treinar, cada segundo é valioso. Você pode optar por exercícios multiarticulares como prioridade no seu treino.

Provavelmente a quantidade de dias por semana é devido a falta de tempo, incluir exercícios uniarticulares pode demandar mais tempo de academia, pense nisso quanto for montar seu treino.

Se você não tiver problema em treinar nos domingos por ser interessante dar 2 dias de descanso. Para alguns isso pode parecer que irá bagunçar o treino, mas não se prenda a dias da semana e sim ao melhor rendimento do seu treino e ao maior e melhor descanso possível.

Se por um lado é ruim treinar três vezes por semana, por outro é bom para recuperação muscular, por isso se organize de uma madeira que você treine em dias alternados.

Já que vai treinar menos dias aproveite para aumentar as cargas, mas faça isso com responsabilidade, não tem nada pior que uma lesão, isso irá te afastar da academia por um tempo o que resultará em perda de massa muscular.

Só porque você tem três dias de treino não quer dizer que precisa de um treino A,B,C. Pode optar por treino A,B, não tem problema, algumas semanas treinará 2 vezes o A outras duas vezes o B. Não tem problema nenhum nisso, pode ser até um estimulo nos dias de cansaço.

Alguns cuidados que você deve ter

    • Não queria levantar todos os pesos da academia, isso não te ajudará em nada. O treino deve ser intenso mas com responsabilidade.
    • Não treine rápido para poder treinar mais músculos. A pressa é inimiga da perfeição.
    • Não esqueça da hidratação durante o treino.
    • Não fique de conversa na academia, lembre-se, seu tempo é precioso.

Conclusão

Treinar menos vezes na semana pode não ser o fim do mundo, com certeza é melhor do que abandonar a academia.

Na maioria dos casos o que acontece é uma parada no ganho de massa muscular, o que não é ruim, ruim de verdade seria perder o que já ganhou.

Em alguns casos ainda é possível conseguir a hipertrofia, claro que de forma mais lenta, mas ainda assim estará ganhando.

Lembra da história do coelho e da tartaruga? Se o coelho correr para ganhar massa muscular e parar ele perde tudo, já a tartaruga treinando menos, mas ainda assim treinando, não perderá o que já ganhou.

O planejamento do treino tem de ser preciso e eficaz, levando em consideração a sua rotina, assim como a intensidade e volume devem ser bem calculados, para que o estímulo seja o suficiente para gerar a hipertrofia ou pelo menos manter o que já conquistou.

É necessário consultar um profissional de Educação Física, para avaliar, prescrever e orientar a atividade de acordo com as suas necessidades.

Por maiores que sejam as dificuldades para treinar é necessário se adequar a elas, pois estas são passageiras. A dedicação e disciplina de adaptar o treino à rotina são necessárias para não desistir.

E você, quantas vezes treina por semana? Me conta nos comentários abaixo.

Obrigado pelo seu tempo, espero ter te ajudado,

bons treinos.