Comer antes de dormir é um assunto que divide a opinião de muitas pessoas, alguns dizem que faz mal outros afirma que não tem problema.
Mas na verdade comer antes de dormir pode ou não pode? Faz bem ou faz mal? Qual é a verdadeira resposta para essas perguntas?
A resposta é muito simples: Depende!
Isso mesmo, depende muito do que você espera para seu corpo, para a sua saúde, na verdade não existe certo ou errado nesse sentido, depende do seu objetivo, daquilo que você está buscando para seu corpo e sua saúde, e mais importante, depende do que você vai comer antes de dormir.
O que não pode comer antes de dormir?
No geral, a única coisa que não pode e é fortemente recomendada pelos médicos e nutricionistas, é a ingestão de comidas muito gordurosas e calóricas algumas horas antes de dormir.
Esse tipo de alimentação fará com que um volume muito grande de gordura seja absorvido pelo seu organismo devido ao mesmo estar entrando em um estágio de repouso, que é o que ocorre com nosso organismo quando dormimos.
A desaceleração da frequência cardíaca e a entrada do metabolismo em estágio de repouso por causa do sono, faz com que as gorduras não sejam queimadas, gerando um acúmulo no corpo, ou seja seu organismo vai armazenar o que foi consumido antes de dormir.
O que comer quando estou treinando?
Quando o objetivo é ganhar ou recuperar massa muscular perdida após um treino pesado, é recomendada a ingestão de alimentos ricos em proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico como os cereais.
A forma de preparo desses alimentos faz toda a diferença tanto no acumulo de gordura pelo organismo quanto na absorção das proteínas pelo organismo.
Comer um bife a milanesa frito em gordura saturada, por exemplo, não é uma boa opção para quem tem o objetivo de alcançar a hipertrofia.
Nesse caso o ideal é a ingestão de carnes leves preferencialmente grelhadas e em pouca quantidade, outro alimento rico em proteínas é o ovo, que deve ser consumido cozido em natural.
Cereais como a aveia e a granola também são recomendados para a ingestão e ganho de massa muscular, assim como frutas como o abacate e a banana, que associados a esses cereais podem trazer um bom resultado.
O que comer para emagrecer?
Muita gente acha que dormir sem comer é a melhor forma de ajudar na dieta e faz com que você emagreça, doce ilusão.
Dormir de estômago vazio faz com que o organismo acione seus recursos primitivos entendendo que há a ausência prolongada de alimentos, isso faz com que seja enviado um sinal as células para que acumulem gordura para preservar o organismo, fazendo com que o metabolismo desacelere e não elimine as gorduras extras acumuladas ao longo do dia, devido ao período longo sem alimentos.
Por incrível que pareça, comer antes de dormir te ajuda a emagrecer, mas o segredo está no que você come.
O ideal para a última refeição do dia é comer alimentos leves e de fácil digestão pelo organismo, nada de frituras ou alimentos baseados em massas como pães ou outras fontes de farinha branca.
O ideal é ingerir frutas em pequenas quantidades, cereais associados a iogurtes desnatados também são boas opções de consumo antes de dormir.
O importante é manter o organismo alimentado porém com alimentos com baixo índices de gordura.
Comer a noite faz mal a saúde?
Como já foi dito anteriormente, não é o fato de comer a noite que faz mal e sim o que você come.
Se forem alimentos saudáveis e com pouca quantidade de gordura, não há problema algum, desde que apreciados com moderação.
E se foram alimentos adequados como os que vimos acima, ainda lhe trarão benefícios para ajudar a atingir seus objetivos, sejam eles de emagrecimento ou hipertrofia.
Agora que você entende um pouco mais sobre comer antes de dormir o ideal é procurar um nutricionista para que o mesmo possa te indicar uma dieta específica para atingir o seu objetivo.