Nem todo mundo tem vontade ou possibilidade de ir à academia ou mesmo sair de casa para fazer caminhadas ou pedalar na rua. As vezes o medo da violência faz com que a sua bicicleta fique encostada em um canto da garagem. Com isso a esteira e a bicicleta ergométrica podem ser as melhores opções para se exercitar em casa. Mas, será que as duas funcionam ou uma é melhor que a outra?
Agora, falarei de cada um desses aparelhos:
Benefícios da Esteira
A atividade realizada na esteira pode proporcionar resultados diferentes, pois tudo vai depender da intensidade, inclinação e velocidade. Você pode realizar um treino intervalado, por exemplo, aumentando a velocidade por algum período e depois parando. O gasto calórico será maior em menos tempo.
Se você usar a esteira da forma correta pode conseguir benefícios como:
- Perda no percentual de gordura
- Diminuição do colesterol no sangue e de triglicerídeos também
- Aperfeiçoamento do condicionamento físico
- Prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes
- Combate a osteoporose
Essa é uma ótima atividade e vai ajudar a fortalecer os músculos também. Se você não tem o hábito, pode começar aos poucos. Caminhe por 5 minutos numa velocidade leve; depois aumente para 10, inclua alguns segundos de corrida. Com o tempo você estará correndo uma maratona e nem vai cansar mais.
Benefícios da Bicicleta
A bicicleta ajuda no fortalecimento muscular dos membros inferiores, você vai se tornar mais saudável, diminuir as taxas de triglicérides e colesterol, e melhorar o condicionamento cardíaco e físico. A bike também ajuda a reduzir as chances de hipertensão. Os benefícios são bem interessantes, principalmente se você quer aumentar a força e musculatura da perna. É mais indicado para quem precisa de exercícios com menos impacto, principalmente se você está acima do peso.
Da mesma forma como na esteira, você pode intensificar o treino na bicicleta pedalando mais rápido, ficando em pé em alguns trechos, fazendo subidas e descidas.
Qual a Melhor escolha?
As duas opções trazem benefícios e bons resultados, mas qual dá um resultado melhor?
Se você fizer um treino de uma hora a bicicleta vai proporcionar um gasto energético menor, cerca de 300 a 550 Kcal. Em uma hora de esteira a média gasta é de 300 a 750 Kcal. Isso acontece porque a bicicleta exige um menores grupamentos musculares para realização da tarefa. De qualquer maneira, ambos vão ajudar a emagrecer e delinear o corpo.
Mas lembre-se, os dois exercícios tem um bom gasto calórico e trazem boas vantagens para o corpo. Se você não se adaptar a nenhuma, lembre-se que existe também o elíptico, cada vez mais popular e barato.
Benefícios de correr ou pedalar em casa
Para quem não pratica nenhum exercício físico o começo é sempre difícil, as vezes criamos barreiras que nos impedem de começar, ou para aqueles que começam acabam arrumando alguma desculpa para parar com a atividade física.
Correr ou pedalar na rua pode realmente ser um problema. Algumas dúvidas podem surgir como por exemplo:
- Como vou saber o quanto aguento correr?
- E quando me cansar, estarei longe de casa, como farei para voltar?
- E se o pneu da bicicleta furar?
- E se eu for atropelado?
- Se roubarem minha bicicleta?
- Se roubarem meu tênis?
Isso pode soar meio pessimista mas na verdade não é, tudo isso pode acontecer, mas se você escolher correr em casa e ficar cansado é só sair da esteira ou bicicleta e sentar na cadeira, ou ir pro chuveiro.
E a sua opinião, esteira ou bicicleta? Correr ou pedalar? Me conta o que você mais gosta nos comentários abaixo.
Abraços e bons treinos 🙂