O gengibre é uma raiz com o nome científico de Zingiber officinale, é muito apreciado na culinária Oriental, mas cada vez mais utilizado em todo o Mundo, muito devido às suas propriedades que fazem do gengibre um excelente alimento para o combate e prevenção de diversos problemas de saúde.
O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O gengibre fresco é utilizado para fins culinários ou para na preparação de infusões. O gengibre seco é mais usado para compressas. O gengibre em conserva é utilizado também na culinária e o gengibre cristalizado com açúcar é usado como confeito para irritações na garganta ou cristalizado no sal.
De onde vêm essa raiz?
O gengibre é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, com origem na ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu para as regiões tropicais pelo mundo. No Brasil, a planta também é conhecido como Mangarataia, nome predominante na região norte do país.
Principais nutrientes do Gengibre
Ele contém uma substância chamada gingerol, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e protegem o organismos de fungos e bactérias, é do gingerol, presente na planta, que predomina o sabor picante dessa raiz.
Além disso, é rico em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre, entretanto, por ser muito picante e utilizado em pouquíssima quantidade o consumo desses sais minerais através da raiz se torna praticamente insignificante para o organismo.
Benefícios do Gengibre
- Reduz o colesterol do sangue.
- Alivia a dor.
- Reduz a pressão do sangue.
- Estimula a actividade cardíaca.
- Ajuda a digestão.
- Ajuda a controlar as náuseas e vómitos.
- Ameniza os sintomas de bronquites, gripes e resfriados.
- Possui uma ação anti-inflamatória e anti-reumática.
- Ajuda a prevenir a obesidade.
- Ajuda no alívio dos sintomas da ressaca.
- Anticoagulante, evita problemas circulatórios e dores articulares.
- Ajuda a reduzir a congestão nasal e as cólicas menstruais.
Como o gengibre ajuda no emagrecimento
Quando se fala em emagrecimento, logo nos lembramos dos poderes do gengibre por suas propriedades termogênicas.
A termogênese é o processo desenvolvido por nosso organismo para ajudar na digestão dos alimentos. Quanto maior a complexidade do alimento, maior o gasto de energia gerado pela termogênese para digeri-lo, isso faz com que o organismo queime mais calorias para executar essa função, proporcionando assim uma ajuda no emagrecimento.
Outra característica dessa raiz curiosa que ajuda no emagrecimento é o fato dela ajudar na diurese, o consumo diário do gengibre na alimentação proporciona um aumento na eliminação de líquidos pelo organismo, eliminando assim o inchaço natural.
Os benefícios para a celulite
Um dos grandes trunfos dessa planta é o seu poder anti-inflamatório que ajuda a reduzir as marquinhas indesejadas na pele, esse poder proporciona uma diminuição da celulite, deixando a pele mais lisa e bonita.
Além da celulite, a raiz também atua na redução da sensação de enjoo. Pessoas que tem enjoo em viagens de carro ou no mar, podem consumir a raiz de alguma forma antes de viajar para que a sensação seja evitada.
Atenção:
O gengibre está contra-indicado para as grávidas pelo potencial de induzir a contração uterina, e pessoas que sofrem com o hipertireoidismo também devem evitar o consumo, a ação desse termogênico pode acabar sendo prejudicial nesses casos específicos.
O fato do alimento proporcionar o aumento da atividade metabólica pode ser prejudicial a pessoas com hipertireoidismo, pois nesses casos o metabolismo já está com atividade elevada e o gengibre pode ser prejudicial.
Outro fator importantíssimo que deve ser observado antes do consumo do gengibre é a pressão arterial. O fato de o gengibre provocar o aumento da atividade metabólica proporciona também um aumento na pressão arterial, fato completamente indesejado para aqueles que combatem a pressão arterial.
Diabéticos também devem evitar o consumo da raiz devido a diminuição da glicose no sangue provocada pelo gengibre, isso pode acarretar descontrole nos níveis de insulina, sendo necessários ajustes externos.
Antes de consumir qualquer tipo de alimento de forma contínua, é recomendada a busca por informações com profissionais da área da alimentação como nutricionistas ou até mesmo seu médico.