Fazer nhoque parece algo muito difícil, mas com algumas dicas básicas você vai perceber que um bom nhoque não tem mistérios e é muito fácil.
O principal segredo para um bom nhoque é controlar a umidade, então quanto mais secos os ingredientes do preparo, menos farinha você vai precisar usar e mais leve será o nhoque.
Outra dica é usar o branqueamento para o preparo, ele é diferente do cozimento pois o choque térmico faz com que os vegetais mantenham sua cor viva.
Para a finalização você pode escolher o seu molho preferido, pode ser vermelho, de queijos, de vegetais e muito mais. Como eu queria preservar a linda cor deles, eu coloquei um fio de azeite, um pouco de manteiga, tomilho fresco e alho. Deixei aquecer bem, adicionei os nhoques e sal. Deixei no fogo até que eles começassem a dourar. Ficaram simplesmente incríveis.
Ingredientes:
500 g de batata-doce cozida
3 xícaras de folhas de espinafre (pressione para medir)
200g de farinha de trigo (aproximadamente)
1 ovo
1 gema
Sal
Noz-moscada
Modo de fazer:
Cozinhe a batata-doce ou use sobras que você tem na geladeira. Se possível asse as batatas para que elas não absorvam água, quanto mais secas melhor será o resultado.
Para assar: Descasque as batatas, corte em pedaços de 4cm, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio até que fiquem macias. Aproximadamente 30 minutos.
Depois que as batatas estiverem prontas amasse-as bem e deixe esfriar.
Enquanto isso prepare o espinafre, vamos fazer o rápido processo de branqueamento.
Aqueça uma panela com água, assim que começar a ferver coloque o espinafre na água quente e conte três minutos.
Prepare uma tigela com água e bastante gelo.
Passados os três minutos, escorra bem o espinafre e coloque as folhas dentro da água gelada. Assim que o espinafre estiver bem resfriado escorra sobre uma peneira.
Peque todas as folhas de espinafre e com as mãos pressione, aperte bem e várias vezes para eliminar o máximo de água que puder.
Coloque as folhas de espinafre sobre uma folha de papel e pressione para retirar mais um pouco da umidade.
No liquidificador coloque a gema, o ovo e as folhas de espinafre e bata. Pare algumas vezes para misturar e garantir que o espinafre fique completamente batido.
Em uma frigideira coloque a farinha, leve ao fogo baixo e deixe-a refogar por 5 minutos mexendo frequentemente. Deixe esfriar.
Com a batata-doce fria, adicione sal, noz-moscada ralada e o creme de espinafre. Misture muito bem os ingredientes usando uma espátula. Comece a adicionar aos poucos a farinha de trigo já fria e misture bem.
A quantidade de farinha pode variar muito de acordo umidade e dos ingrediente, coloque aos poucos até que você consiga obter uma massa moldável e que não grude nas mãos.
Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada, faça rolinhos de aproximadamente 1cm e corte os nhoques.
Coloque-os em uma forma enfarinhada.
Leve ao fogo uma panela com água e sal, assim que começar a ferver coloque aproximadamente 10 nhoques por vez. Assim que eles subirem para a superfície significa que eles estão prontos.
Retire com uma escumadeira e coloque dentro de uma tigela com água e gelo para parar o cozimento.
Assim que todos os nhoques estiverem cozidos você pode escorrer e levá-los ao fogo dentro do seu molho preferido por alguns minutos.
Outra opção é escorrer bem e colocar em uma frigideira com manteiga, azeite, alho e ervas frescas.
Tempo de preparo:
1 hora
Tempo de cozimento:
20 mins
Dicas para um bom nhoque
O maior inimigo do nhoque é a água, procure usar batatas bem secas, para isso as mais velhas são melhores.
“Frite” a farinha antes de usá-la: coloque-a em uma frigideira, em fogo baixo, por 5 minutos, até que fique ligeiramente dourada. Então, peneire. Dessa forma, ela ficará menos úmida e o nhoque não despedaçara ao cozinhar
Mexa a massa com a mão o mínimo possível — o manuseio faz com que a água se desprenda da batata. É melhor utilizar uma espátula grande para quebrar os pedaços do tubérculo previamente cozido e, então, misturá-lo à farinha (também com a espátula). Só use as mãos para dar liga e fazer os rolinhos.
Os rolinhos que serão cortados devem ter a grossura do dedo médio.
Cozinhe-os somente em água e sal. Adicionar óleo fará com que o nhoque fique “liso” e não pegue o molho que será colocado sobre ele.
Nhoque não é algo rápido de se fazer. Por isso, é melhor tirar um dia tranquilo para cozinhar e, se sobrar, congelá-lo. A melhor maneira é colocar os pedaços em uma bandeja— sem amontoá-los — e levá-los ao freezer envoltos em filme plástico. Para cozinhá-los é só tirar do freezer e colocar direto na água fervente de 3 a 4 minutos.