Início Alimentos 10 Benefícios do Cacau

10 Benefícios do Cacau

Cacau

A primeira coisa que você precisa saber é que há uma diferença entre cacau e chocolate. Os benefícios do cacau em pó são inúmeros, sendo isento de açúcar e menos calórico e gorduroso, ao contrário do que encontramos no chocolate.

Para se ter uma ideia, em 2 colheres de sopa de cacau em pó, encontraremos apenas 25 calorias e 1,5 grama de gordura. Além de 3,6 gramas de fibras, o que corresponde a 14% dos valores diários. Teremos também 8% dos valores diários em ferro e 14% em magnésio.

O cacau em pó tem muita gordura?

O cacau em pó é obtido através do processamento dos grãos do cacau. A maior parte de sua gordura é removida para outros preparos, restando uma pasta seca, que é liofilizada, se transformando em pó.

Em uma xícara de cacau em pó teremos aproximadamente 12 gramas de gorduras totais, sendo que 7 gramas serão saturadas, 4 gramas monoinsaturadas e o restante serão gorduras poli-insaturadas.

Outros dados nutricionais

Em uma xícara de cacau em pó teremos 17 gramas de proteínas e 50 gramas de carboidratos. Ainda nessa mesma porção, teremos 196 calorias. As fibras atingem 27 gramas e o açúcar presente é de apenas 1 grama.

O cacau em pó também contem bons índices de potássio, que regula os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. Também contém fósforo, magnésio e cálcio para construir os ossos, tecidos e nervos. As vitaminas se apresentam em menor proporção.

Os Benefícios do cacau para a saúde

Sistema cardiovascular

O cacau contém vários constituintes, como o magnésio e polifenóis, importantes para reduzir a pressão arterial e para o correto funcionamento do coração. Além disso, o magnésio reduz o risco de formação de coágulos sanguíneos, ajudando por isso a diminuir as probabilidades de derrames cerebrais e ataques cardíacos.

Sistema nervoso

Integrando na sua composição substâncias como a serotonina, a dopamina e a feniletilamina (PEA), os grãos de cacau ajudam a promover a sensação de bem-estar, e ainda, a reduzir estados depressivos. Além disso, os flavonoides existentes nestes grãos estimulam o fluxo sanguíneo para o cérebro, ajudando assim a manter a saúde do sistema nervoso.

Prevenção de cancros

Devido à sua grande riqueza em substâncias antioxidantes, os grãos de cacau ajudam a reduzir o risco de aparecimento de problemas cancerígenos.

Sistema respiratório

Os grãos de cacau, sendo fontes de teofilina e xantina, podem ajudar a melhorar o fluxo do ar no tubo respiratório, sendo inclusive útil no tratamento de várias alergias. É por isso um ótimo alimento para ajudar a aliviar crises de asma brônquica.

Estimulante

O cacau é uma excelente fonte de energia, tendo também propriedades estimulantes. Os grãos de café, além de ajudarem a diminuir a ansiedade, ajudam ainda a aumentar o estado de alerta.

Pele

Contendo substâncias como a vitamina A, várias vitaminas do complexo B, retinol e ácido ascórbico, o cacau é de grande utilidade na indústria da estética e beleza.

Perda de peso

Estudos recentes revelam que os polifenóis existentes no cacau ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina, o que por sua vez, facilita o esforço de emagrecimento. Além disso, sendo um antidepressivo natural, pode ajudar as pessoas a sentirem-se mais motivadas para levar o seu programa de controlo de peso até ao fim.

Anti-inflamatório

Devido aos seus flavonoides, um dos benefícios do cacau em pó é seu efeito anti-inflamatório, com suas funções vasodilatadoras.

Diminuir o colesterol ruim

O cacau em pó também ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, além de minimizar os riscos de formação de coágulos.

Controlar a ansiedade

Nesse caso, o cacau em pó terá os mesmos resultados que o chocolate em relação à ansiedade, porém, mesmo contendo bem menos açúcares e gorduras, seu consumo deverá se controlado para evitar ganho de peso.

Contraindicações

Apesar de todos os benefícios do cacau em pó, há também que se considerar a presença de cafeína em sua composição, o que poderá causar efeitos indesejados como insônia e agitação, principalmente em indivíduos sensíveis à cafeína.

A presença de oxalatos poderá contribuir para a formação de cálculos renais, portanto, doentes renais crônicos não deverão consumi-lo sem orientação médica.

A cafeína não é indicada para quem está em tratamento de problemas gástricos, como úlceras e gastrites, ou intestinais, podendo haver uma maior sensação de irritabilidade gástrica.

Dica importante

Quanto mais amargo for o sabor do cacau, maior será o número de flavonoides em sua composição. São eles os responsáveis por essa característica. Procure adquiri-lo com o mínimo de industrialização possível.

Sair da versão mobile